Poluição atmosférica da Índia já pode ser vista do espaço
Poluição atmosférica da Índia já pode ser vista do espaço
No início desta semana, o governo indiano declarou estado de emergência nacional, porque sua poluição do ar na capital, Nova Deli, atingiu mais de 16 vezes o limite de segurança. As escolas foram fechadas, os moradores começaram a fugir e o ministro chefe comparou a cidade a uma câmara de gás.
Agora, a NASA publicou imagens que nos possibilita ver o quão ruim estão as coisas no momento, com camadas espessas de fumaça sobre a cidade – e essas camadas podem ser vistas do espaço.
Como é possível ver na imagem abaixo, há um canal de fumaça indo da cidade de Faisalabad para Kota, com Nova Deli no meio.
Nesta imagem, a NASA mostra “incêndios e anomalias térmicas”:Enquanto os recentes fogos de artifício de Diwali em Nova Deli é posto como causa dos graves níveis de poluição, as autoridades dizem que o principal contribuinte são os incêndios nas regiões de Punkab e Haryana.
Embora o tribunal ambiental da Índia tenha solicitado que os agricultores parassem de queimar a palha que sobra nas suas colheitas de arroz, imagens de satélite da NASA mostram que a situação está igual.
Os agricultores seguem queimando a maior parte da palha excedente – cerca de 32 milhões de toneladas. A queima acontece para liberar espaço para o plantio de trigo no inverno.