australiacontinent_web_10241
A Austrália está mudando de lugar todos os anos

Cientistas descobriram que a Austrália está mudando de lugar vários milímetros por ano, devido a alterações no centro de massa da Terra.
Os pesquisadores confirmaram que a Austrália havia se mudado 1,5 metros para o norte ao longo dos últimos 22 anos, devido a mudanças tectônicas. O governo irá atualizar oficialmente a latitude e longitude do país para refletir a mudança.
O estudo mostra que além do desvio gradual para o norte, o continente é regularmente balançado para a frente e para trás ao longo do ano, por conta de alterações no centro de massa da Terra.
O centro de massa é a posição média da massa de um objeto, e no caso da Terra, ele encontra-se mais ou menos no núcleo do planeta, cerca de 6 mil quilômetros abaixo da superfície.

Essa ligeira mudança no centro de massa afeta todos os continentes, mas a Austrália se move mais, explicam os cientistas.Porém, a posição não é sempre a mesma – como a distribuição de água na superfície da Terra passa por mudanças do verão para o inverno, o centro de massa do planeta também se desloca alguns milímetros em direções diferentes.
“A água migra a cada estação” disse o pesquisador chefe, Shin-Chan Han, da Universidade de Newcastle, na Austrália. “Esse movimento causa uma deformação detectável na Austrália.”

Para descobrir o quanto o continente australiano estava se movendo, Han e sua equipe monitoraram mudanças nos locais de 14 estações terrestres de GPS – capazes de detectar mudanças menores que 1 milímetro – em toda a Austrália.
Eles então compararam seus resultados com dados de satélite sobre a força gravitacional da Terra durante o ano todo, o que lhes permitiu mensurar onde a água estava do outro lado do planeta.
A equipe descobriu que a cada inverno do Hemisfério Norte (verão australiano) – quando as geleiras do Norte atingem seus picos – o peso da água congelada é forte o suficiente para mover o centro de massa da Terra alguns milímetros para o Norte.
Isso faz com que o continente australiano se mova para noroeste cerca de 1 milímetro e sua borda noroeste se incline para baixo de 2 a 3 milímetros, enquanto a borda sudeste sobe na mesma quantidade.
Durante o verão do Hemisfério Norte (inverno australiano), acontece o oposto.
1-australianco1
A mudança é sutil demais para ser sentida, mas é uma mudança significativa o suficiente para afetar as medições por satélite. A equipe sugere que atualmente as medições de GPS estejam provavelmente um ou dois milímetros fora da Austrália.