Cientistas dizem que essa música pode reduzir sua ansiedade em 10 minutos
De acordo com cientistas, a música que você pode ouvir no vídeo abaixo é capaz de reduzir sua ansiedade.
De acordo com cientistas, a música que você pode ouvir no vídeo abaixo é capaz de reduzir sua ansiedade. Mais precisamente, em oito minutos ela pode reduzir seus sintomas ansiogênicos em até 65%.
Das 15 músicas testadas pela empresa de pequisa Mindlab International, “Weightless” foi a que mais parecia induzir relaxamento nos participantes do estudo, de acordo com o DailyMail. As outras músicas que foram testadas foram escolhidas depois de uma enquete, em que os participantes diziam quais músicas provocam mais relaxamento. Entre as escolhas, estavam músicas de Enya, Coldplay, Adele e Mozart.
Não chega a ser surpreendente que a música seja tão relaxante, já que ela foi intencionalmente produzida para spa’s, com o intuito de ajudar em terapias.
“A música trabalha com tons sustenidos, que ajudam no relaxamento”, disse Lyz Cooper, fundadora da Academia Britânica da Terapia através da Música. O ‘tempo’ da música começa com 60 batimentos por minuto, e vai diminuindo gradualmente até 50 batimentos por minuto.
“Enquanto você ouve esse tipo de música, sua frequência cardíaca gradualmente tenta corresponder a essa batida”, disse Cooper ao Daily Mail.Outro estudo realizado por pesquisadores da Faculdade de Engenharia BMS, na Malásia, observou que indivíduos relatavam uma redução dramática nos sentimentos de estresse e uma maior sensação de relaxamento físico quando eles ouviam músicas que tocavam em torno dos 60 batimentos por minuto. Em termos de música clássica, esse tipo de música é chamado de “larghetto”, que não é muito rápida nem lenta.
A melodia de Marconi Union, que combina piano e guitarras com sons atmosféricos e sintéticos, possui oito minutos de duração – já que, de acordo com Cooper, leva cerca de cinco minutos para o seu corpo sincronizar com um ritmo.
A música também foi produzida com o intuito de não possuir uma melodia repetitiva, para que o cérebro não tente prever o que virá a seguir – o que, acreditam, ajuda a induzir uma sensação maior de relaxamento. A música é aparentemente tão eficaz que as pessoas são inclusive aconselhadas a escutá-la enquanto dirigem.
Para Cooper, no entanto, “Weightless” é mais indicada para “colocar um ponto final em um dia estressante e enrolado”.
Confira a música: