Uma maneira impressionante de mover uma carga de mil toneladas pela estrada
O vídeo acima mostra uma coisa gigantesca transportando algum tipo de recipiente pressurizado.
De acordo com a legenda da filmagem no YouTube, esses caminhões compostos estão transportando uma carga de 946.000 kg.
Como?! Como é possível mover mil toneladas pela estrada?
Rhett Allain, professor associado de física na Universidade Southeastern Louisiana, nos EUA, explica.
Driblando a pressão
Em comparação com a carga, o veículo transportando-a é muito mais longo. Por quê?
A resposta é pressão. “Pressão dos pneus, para ser exato”, diz Allain.
A carga tem um peso de 9,27 milhões de Newtons. Se você ignorar a massa do veículo, ainda assim o chão tem que empurrar para cima com esta mesma força. Isso não é tanto quanto parece – edifícios podem ter pesos maiores.
No entanto, existe uma grande diferença entre um edifício e um reboque: a área de contato. Com uma área menor, você pode ter uma pressão muito maior sobre a superfície da estrada.
Com a pressão muito grande, os pneus literalmente picariam furos na superfície da estrada. Então, como diminui-la?
A única maneira é aumentando a área de contato. Você poderia fazer isso removendo as rodas e transportando a carga em um trenó, mas é evidente que isso poderia causar outros problemas. Você também poderia fazer pneus supergigantes, mas não seria prático. A melhor solução é a apresentada no vídeo: colocar mais pneus.
Quantos? “Não estou completamente certo, mas pelas minhas contas eu vi 96 pneus (assumindo que cada pneu visto é parte de um conjunto duplo)”, afirma Allain.
Atrito e subidas
Como é possível assistir no vídeo, há dois caminhões puxando e cinco empurrando a carga. Por que tantos?
Depois de conseguir movimentar o recipiente, deveria ser fácil mantê-lo em movimento – em teoria. No entanto, há duas coisas que atrapalham: atrito de rolamento e subidas.
Todo mundo gosta de pensar na roda como uma invenção incrível que remove o atrito. Mas ela não é perfeita. Com uma carga pesada, a roda pode ser esmagada. Conforme rola, uma nova parte da roda fica na parte inferior e é deformada. A fim de movimentar a carga a uma velocidade constante, é necessário que haja uma grande força para equilibrar esse atrito de rolamento. Esta outra força vem dos caminhões.
Mas será que é preciso sete? Sim.
Se a estrada fosse perfeitamente plana, você só precisaria se preocupar com o atrito de rolamento. Mas não tende a ser assim, não é mesmo? Difícil é o caminho que não apresenta pelo menos algumas inclinações.
Mais força é necessária, então. Suponha que você queira empurrar 946.000 kg a uma inclinação de 5 graus. Seria preciso uma força de impulso de mais de 800 mil Newtons (e isso ignorando a resistência do rolamento).
De nenhuma maneira um caminhão sozinho poderia empurrar tanto – não haveria força de atrito suficiente entre os pneus e a estrada, bem como o motor provavelmente não teria torque suficiente.
Logo, a única maneira de mover esta carga gigante é com sete caminhões e 96 pneus. [Wired]